sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

E onde deixar as crianças?


Mães queridas,

Estive pensando em um detalhe muito importante: vocês que têm filhos, onde deixariam os anjinhos para poder estudar? Bom, eu passei por isso e vou contar um pouco da minha experiência. 

Logo que decidi estudar para concursos para valer, isto é, pelo menos o período da tarde eu teria de ficar no cursinho (ou estudando), a minha empregada pediu demissão e eu não tive coragem de deixar a minha filha menor (na época com 1 anos e 8 meses) com uma pessoa que eu não conhecia direito. Estava com os dois filhos maiores (10 e 7 anos) na escola no período vespertino.  Resolvi procurar uma escolinha próxima da minha casa e matriculá-la no Maternal. Foi tudo muito tranquilo e ela se adaptou bem. Eu levava as crianças à escola e buscava. Nos fins de semana, se eu precisasse fazer provas ou assistir aulas, o meu marido ou os meus pais ficavam com eles.

Mas, existem outras situações:

1. O seu filho é um bebê de até 1 ano: se você não estiver trabalhando e ele for bonzinho, eu até arriscaria ler alguma matéria em períodos de soninho, mas, sendo sincera, eu adiaria os planos de concursos e curtiria este período tão especial: ele precisa de seu carinho e da sua presença. Se você já estiver trabalhando, então esqueça os concursos mesmo! Curta esta fase e seja muito feliz com o seu anjinho!!!

2. O seu filho tem mais de 1 ano: dá para arriscar uma creche ou escolinha por meio período ou, se tiver uma babá de confiança, deixar com ela só no período da tarde ou manhã. Não aconselho à noite, pois eles sentem muito a nossa falta e carinho quando estão desacelerando do dia e ficam com soninho. Os maiores também precisam da nossa presença neste horário para conversar, ajudar com as tarefas, etc. Mas, conversem com eles em relação a seus planos e explique que será temporário.

3. Se você não tiver condições de pagar a escola ou a babá/empregada: faça um planejamento menos engessado para poder estudar quando ele estiver dormindo, assistindo um vídeo, ou com o papai/avós. Faça opção por vídeo-aulas (veja as dicas dos sites grátis). Combine com outras mães amigas para dividirem o valor de uma babá que possa olhar até 3 crianças no período que escolherem, caso tenham que ir ao cursinho. Que tal vocês revesarem? Uma olha o filho da amiga na segunda e depois revesam? Que tal seguirem os exemplos dos americanos? Se vocês tiverem uma sobrinha adolescente responsável, ofereçam uma graninha para ela ficar com os pequenos por poucas horinhas, enquanto vocês estudam.

Vou pensar em mais alternativas, ok?

Um grande abraço!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário